Os produtores de sisal se reúnem, nos dias 12 e 13 deste mês, com representantes da cadeia produtiva e do poder público para levantar as dificuldades e os principais desafios da atividade. O objetivo da I Conferência do Sisal é encontrar as melhores soluções junto ao poder público para o desenvolvimento da cadeia produtiva. O evento contará com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e será realizado no município baiano de Conceição do Coité.
Na manhã desta sexta-feira (12), o superintendente da Conab na Bahia, Emanuel Carneiro de Lima, falará sobre o preço mínimo, abordando a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), importante ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima. Esta política atua como balizadora da oferta de alimentos, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.
O superintendente também vai falar sobre o Leilão Pra Você, uma plataforma transparente, segura e de comércio justo, que apoia os agentes privados e públicos na comercialização de seus produtos, insumos e serviços, priorizando as necessidades da negociação. A execução é oferecida de forma gratuita ao demandante, já que o custo operacional é do arrematante do negócio.
A Conferência será realizada pela Câmara Setorial do Sisal (CSS), pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Coité, pela Associação dos Pequenos Produtores de Nova Palmares e pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar (Fatres). O evento conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, seminários, oficinas e debates.
Mercado – Em 2023, os preços praticados na comercialização da fibra chegaram a ficar abaixo do mínimo estabelecido pelo Governo Federal. Diante deste cenário a Conab foi autorizada a realizar a compra de cerca de 3,7 mil toneladas do produto, por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF).
No início deste ano, os valores de comercialização voltaram a ficar abaixo do preço mínimo devido ao enfraquecimento das exportações. No entanto, houve uma reação dos preços no mercado nos últimos meses, com a cotação da fibra voltando a ficar em patamar superior ao estabelecido pelo governo a partir de maio e registrando nova elevação em junho.
Serviço:
I Conferência do Sisal
Data: 12 e 13 de julho
Horário: das 8h às 18h
Local: Ginásio de Esportes em Novo Palmares – Conceição do Coité-BA
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/
imprensa@conab.gov.br